top of page
Buscar
  • mchiera1

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TESTE EXPIRADO DE HIDROGÊNIO

Quais são os diferentes tipos de teste de hidrogênio expirado?

Para fazer o teste, você tomará um líquido com o açúcar que será testado. A escolha do açúcar depende de qual diagnóstico seu médico quer fazer.

-Lactose, frutose, sorbitol.

O teste checa intolerância ao açúcar que você tomo no teste. Se o teste mostrar altos níveis de hidrogênio, significa que o açúcar não foi bem digerido no seu intestino.

-Glicose

É o açúcar de escolha para testar Supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO). Ele seria absorvido rapidamente no intestino delgado de uma pessoa normal. Se ele está sendo fermentado por excesso de bactérias, significa que você não teve chance de digerir e absorver a glicose.

COMO EU ME PREPARO PARA O EXAME?

Alguns alimentos e atividades podem alterar os resultados do teste. Por isso no preparo recomenda-se:

1 mês antes: parar de tomar antibióticos e realizar colonoscopia

1 semana antes- se faz uso de laxativos e remédios para estômago de intestino e estômago que não são contínuos, o uso deve ser suspenso.

1 dia antes -comer alimentos de fácil digestão e evitar fibras (frutas, legumes). Não comer leite e derivados e grãos. Evitar adoçante e temperos.

No dia do teste- jejum de 8 a 12 horas. Não fumar nem realizar atividade física no dia do teste.

O QUE EU DEVO ESPERAR DURANTE O TESTE?

Faremos a primeira medida no aparelho. O bocal parece um canudo grosso.

Então você irá tomar um líquido com o açúcar do teste, e serão colhidas novas amostras, através do sopro, com intervalos de 15 a 30 minutos.

Durante o teste você deve anotar a presença de sintomas.

Entre as amostras você pode ler ou ver TV.

QUAIS SÃO OS RISCOS DO TESTE?

É um teste não invasivo, porém ele pode gerar os sintomas do diagnóstico que estamos tentando fazer.

Ou seja, colher as amostras através do sopro é indolor. Mas você pode sentir cólica, dor de cabeça, diarréia, distensão e gases.

Mas obtendo um diagnóstico nós podemos tratar a causa para você não ter esses sintomas novamente.

QUÃO EXATO É O TESTE?

A certeza do diagnóstico, que chamamos de acurácia (sensibilidade e especificidade) varia de acordo com o exame a ser realizado. Para intolerância a lactose por exemplo, é mais alta do que no exame de tolerância em que são colhidas amostras de sangue. Para o diagnóstico de supercrescimento bacteriano (SIBO), ele não tem sensibilidade de 100%. Mas é o único exame disponível para diagnóstico.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A doença do refluxo é uma das principais queixas que os pacientes tem aqui no consultório. Desde os sintomas mais típicos, como sensação de ácido voltando na boca, queimação da boca do estômago até a

Atualmente a cirurgia bariátrica e metabólica é realizada por videolaparoscopia, com 5 ou 6 pequenos cortes. Através dessas pequenas incisões, que variam de 5 a 12mm, a cirurgia é feita com o uso de u

bottom of page