top of page
Buscar
  • mchiera1

Pra que serve e como funciona o teste expirado de hidrogênio?

Teste Expirado de hidrogênio


O test expiratório de hidrogênio é um método não invasivo de diagnosticar algumas doenças gastrointestinais como intolerância lactose e SIBO (supercrescimento bacteriano do intestino delgado). O teste avalia a digestão de alguns açúcares através do gás que você exala. No Brasil temosapenas o teste de hidrogênio, em alguns países existe também o teste de metano



O QUE É O TESTE EXPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO?


É um teste simples que mede a concentração de gás hidrogênio no ar que você expira. O exame ajuda no diagnóstico de várias doenças como SIBO e intolerância a lactose. Diferentes versões do teste medem açúcares diferentes.


O QUE DIAGNOSTICA O TESTE EXPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO?


Normalmente, o hidrogênio presente na expiração vem do nosso trato digestivo. Alimentos que foram mal digeridos chegam ao nosso intestino e são fermentados pelas bactérias ali presentes, gerando gás hidrogênio ou metano.

Por isso o teste de hidrogênio é usado principalmente para dois diagnósticos:


-intolerância a um açúcar específico, como lactose, frutose ou sorbitol. Para intolerância a lactose, além de não ser necessária a coleta de sangue como no teste de tolerância a lactose, o exame tem maior sensibilidade e especificidade.


_Supercrescimento bacteriano do intestino delgado. Isto ocorre quando bactérias do cólon proliferam no intestino delgado, onde elas não deveriam estar.


COMO O TESTE FUNCIONA?


Você já sentiu o abdome distendido, gases e flatulência. Uma parte desse gás provavelmente era hidrogênio. E o único jeito de ter hidrogênio no seu corpo é através da fermentação de açúcares e carboidratos pelas bactérias anaeróbicas do seu intestino.


Num sistema digestivo saudável, os açúcares e carboidratos que você come chegam ao intestino grosso já pré-digeridos. Se isso não ocorreras bactérias do seu intestino irão digeri-las e converte-las em gás.


Esse gás vai ser absorvido pela corrente sanguínea e chegará aos pulmões onde será exalado. É dessa forma que o teste de hidrogênio consegue medir esse gás após o consumo de um açúcar específico.


A quantidade de hidrogênio que é expirado, e a velocidade com que isso acontece nos mostra como está a sua digestão.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como surge o plicoma?

O plicoma aparece geralmente em consequência a algum trauma na região perianal. Após partos, fissuras, trombose de hemorroidas ou cicatrização de alguma cirurgia na região. É um excesso de pele e por

Quando operar do refluxo?

A doença do refluxo é uma das principais queixas que os pacientes tem aqui no consultório. Desde os sintomas mais típicos, como sensação de ácido voltando na boca, queimação da boca do estômago até a

Commentaires


bottom of page