- mchiera1
Pra que serve e como funciona o teste expirado de hidrogênio?
Teste Expirado de hidrogênio
O test expiratório de hidrogênio é um método não invasivo de diagnosticar algumas doenças gastrointestinais como intolerância lactose e SIBO (supercrescimento bacteriano do intestino delgado). O teste avalia a digestão de alguns açúcares através do gás que você exala. No Brasil temosapenas o teste de hidrogênio, em alguns países existe também o teste de metano
O QUE É O TESTE EXPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO?
É um teste simples que mede a concentração de gás hidrogênio no ar que você expira. O exame ajuda no diagnóstico de várias doenças como SIBO e intolerância a lactose. Diferentes versões do teste medem açúcares diferentes.
O QUE DIAGNOSTICA O TESTE EXPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO?
Normalmente, o hidrogênio presente na expiração vem do nosso trato digestivo. Alimentos que foram mal digeridos chegam ao nosso intestino e são fermentados pelas bactérias ali presentes, gerando gás hidrogênio ou metano.
Por isso o teste de hidrogênio é usado principalmente para dois diagnósticos:
-intolerância a um açúcar específico, como lactose, frutose ou sorbitol. Para intolerância a lactose, além de não ser necessária a coleta de sangue como no teste de tolerância a lactose, o exame tem maior sensibilidade e especificidade.
_Supercrescimento bacteriano do intestino delgado. Isto ocorre quando bactérias do cólon proliferam no intestino delgado, onde elas não deveriam estar.
COMO O TESTE FUNCIONA?
Você já sentiu o abdome distendido, gases e flatulência. Uma parte desse gás provavelmente era hidrogênio. E o único jeito de ter hidrogênio no seu corpo é através da fermentação de açúcares e carboidratos pelas bactérias anaeróbicas do seu intestino.
Num sistema digestivo saudável, os açúcares e carboidratos que você come chegam ao intestino grosso já pré-digeridos. Se isso não ocorreras bactérias do seu intestino irão digeri-las e converte-las em gás.
Esse gás vai ser absorvido pela corrente sanguínea e chegará aos pulmões onde será exalado. É dessa forma que o teste de hidrogênio consegue medir esse gás após o consumo de um açúcar específico.
A quantidade de hidrogênio que é expirado, e a velocidade com que isso acontece nos mostra como está a sua digestão.