top of page
Buscar
  • mchiera1

O que é o esôfago?


O esôfago é responsável por transportar o alimento de nossa boca até o estômago lá no abdome. Portanto é um órgão que começa no pescoço, atravessa o tórax até chegar ao abdome, medindo aproximadamente 30 cm.


Por fora sua musculatura se contrai para transportar a comida. Por dentro ele é revestido por células escamosas, diferente das células do estômago.


A musculatura na transição entre estômago e esôfago funciona como uma válvula, impedindo que o ácido do estômago fique constantemente banhando o esôfago.


Além disso, o esôfago consegue se "livrar" rapidamente do ácido que reflui do estômago em condições normais, através do mecanismo de clareamento esofágico, que ocorre devido as contrações do esôfago.


As doenças mais comuns que atingem o esôfago são a doença do refluxo gastroesofágico, esofagite eosinofílica e tumores benignos e malignos.


Já sabia de tudo isso? Deixe aqui suas dúvidas e comentários

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como surge o plicoma?

O plicoma aparece geralmente em consequência a algum trauma na região perianal. Após partos, fissuras, trombose de hemorroidas ou cicatrização de alguma cirurgia na região. É um excesso de pele e por

Quando operar do refluxo?

A doença do refluxo é uma das principais queixas que os pacientes tem aqui no consultório. Desde os sintomas mais típicos, como sensação de ácido voltando na boca, queimação da boca do estômago até a

bottom of page