Buscar
  • mchiera1

O QUE É REFLUXO NA GARGANTA?



Muitas vezes pacientes com sintomas de pigarro, rouquidão e laringite são encaminhados para consulta com o gastro, com suspeita de refluxo, mesmo sem apresentar queimação e regurgitação.


Por quê?


O refluxo na garganta, chamado de laringoesofágico é um subtipo de refluxo, gera sintomas na região da faringe e laringe, e tem um diagnóstico muitas vezes mais difícil por não vir acompanhado dos chamados sintomas típicos do refluxo.


O famoso refluxo esofágico , quando ocorre além do normal pode causar sintomas típicos de queimação e regurgitação e sintomas atípicos ou extra-esofágicos que pode se manifestar com sintomas na região da laringe/faringe, sintomas respiratórios como tosse crônica ou mesmo alterações dentárias, sinusite e até dor torácica atípica.


E quais os sintomas mais comuns do refluxo na garganta (laringofaringeo)?


-rouquidão

-alterações de voz

-globo faríngeo (sensação de bolo na garganta)

-faringite

-laringite

-espasmo laríngeo

-pigarro


Então nem seu otorrino nem seu gastro estão loucos quando dizem que o pigarro e a rouquidão estão sendo causados pelo refluxo. É importante saber que o diagnóstico pode precisar de mais exames que a rotina de refluxo e o tratamento geralmente é mais prolongado

37 visualizações0 comentário