Buscar
  • mchiera1

O que é o esôfago?


O esôfago é responsável por transportar o alimento de nossa boca até o estômago lá no abdome. Portanto é um órgão que começa no pescoço, atravessa o tórax até chegar ao abdome, medindo aproximadamente 30 cm.


Por fora sua musculatura se contrai para transportar a comida. Por dentro ele é revestido por células escamosas, diferente das células do estômago.


A musculatura na transição entre estômago e esôfago funciona como uma válvula, impedindo que o ácido do estômago fique constantemente banhando o esôfago.


Além disso, o esôfago consegue se "livrar" rapidamente do ácido que reflui do estômago em condições normais, através do mecanismo de clareamento esofágico, que ocorre devido as contrações do esôfago.


As doenças mais comuns que atingem o esôfago são a doença do refluxo gastroesofágico, esofagite eosinofílica e tumores benignos e malignos.


Já sabia de tudo isso? Deixe aqui suas dúvidas e comentários

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A vesícula é um órgão que fica colado ao fígado, no formato de um pequeno saco e que serve de reservatório para a bile produzida no fígado. A função da bile é facilitar a digestão das gorduras. Quando

Uma das relações entre saúde da mulher e saúde intestinal se dá também através dia nossa microbiota. A nossa microbiota intestinal produz estrogênio através de secreção de beta-glucoronidase, enzima q