top of page
Buscar
  • mchiera1

EU TENHO TOSSE, É REFLUXO?



Recebo muitos pacientes com essa queixa, muitas vezes encaminhados de otorrinolaringologistas porque há sinais de refluxo.


Quando a tosse é um sintoma isolado, é muito difícil afirmar que o culpado seja o refluxo. Existem muitas outras causas de tosse!


Nestes casos não tem jeito, precisamos suspender os antiácidos caso estejam em uso e fazer exames ESPECÍFICOS para refluxo (leia-se, não é endoscopia o exame).


É chato? É chato. Mas não adianta ficar dando remédio sem saber se vai resolver.


Quando a tosse vem com outros sintomas como queimação e regurgitação a suspeita de refluxo aumenta. Mas como um sintoma isolado, não é possível dizer sem exames que o refluxo seja a causa do problema.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como surge o plicoma?

O plicoma aparece geralmente em consequência a algum trauma na região perianal. Após partos, fissuras, trombose de hemorroidas ou cicatrização de alguma cirurgia na região. É um excesso de pele e por

Quando operar do refluxo?

A doença do refluxo é uma das principais queixas que os pacientes tem aqui no consultório. Desde os sintomas mais típicos, como sensação de ácido voltando na boca, queimação da boca do estômago até a

bottom of page