top of page
Buscar
  • mchiera1

Endoscopia faz parte dos exames de check-up?

A resposta é depende! Depende de alguns dados seus e do seu histórico familiar. Principalmente quando pensamos em refluxo e esôfago de Barrett, que é a alteração do revestimento do esôfago causado pelo refluxo. Muitos pacientes com esôfago de Barrett não tem sintomas, o que faz com que não seja pedido endoscopia de rotina nessas pessoas, e levando a um diagnóstico tardio de Barrett, às vezes até com evolução para lesões pré-malignas ou câncer.


Então como saber se eu preciso desse exame de rotina? Levamos em consideração os fatores mais associados com esôfago de Barrett:

-sexo masculino

-raça branca (não latinos)

-idade acima de 50 anos

-obesidade

-tabagismo

-doença do refluxo gastroesofágico crônica

-história familiar de Esôfago de Barrett ou Adenocarcinoma de esôfago


A presença de 3 ou mais fatores acima implica em realizar exame de check-up.


Lembrando que na presença de sintomas chamados dispépticos (dor epigástrico, empachamento, queimação), com sinais de alarme (acima de 40 anos, perda de peso, vômitos, dificuldade para engolir ou anemia de origem indeterminada) também é necessário endoscopia digestiva alta, aí não como rastreio mas já um exame diagnóstico.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como surge o plicoma?

O plicoma aparece geralmente em consequência a algum trauma na região perianal. Após partos, fissuras, trombose de hemorroidas ou cicatrização de alguma cirurgia na região. É um excesso de pele e por

Quando operar do refluxo?

A doença do refluxo é uma das principais queixas que os pacientes tem aqui no consultório. Desde os sintomas mais típicos, como sensação de ácido voltando na boca, queimação da boca do estômago até a

bottom of page