Buscar
  • mchiera1

Como é a cirurgia da vesícula biliar?

A vesícula é um órgão que fica colado ao fígado, no formato de um pequeno saco e que serve de reservatório para a bile produzida no fígado. A função da bile é facilitar a digestão das gorduras.


Quando é necessário operar a vesícula por algum motivo, ela é removida por completo, seja por cálculos, pólipos ou outro motivo. A cirurgia convencional e realizada por videolaparoscopia, usando uma câmera por uma incisão no umbigo e outras três pequenas incisões. A necessidade de conversão para uma cirurgia aberta pode existir, mas ocorre em menos de 3% das cirurgias eletivas (aquelas que não são realizadas por urgências como colecistite aguda).


A recuperação, por tratar-se de cirurgia por laparoscópica é rápida. Com retorno as atividades de trabalho em média em 1 semana. Não existe uma necessidade de dieta após a cirurgia, mas vale a pena reintroduzir alimentos muito gordurosos e frituras aos poucos, pois sem a vesícula, a bile é liberada para digestão mais rapidamente e isso pode levar a diarréia.


Você precisa operar da vesícula ou tem alguma dúvida sobre a cirurgia? Entre em contato comigo!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma das relações entre saúde da mulher e saúde intestinal se dá também através dia nossa microbiota. A nossa microbiota intestinal produz estrogênio através de secreção de beta-glucoronidase, enzima q